quinta-feira, 17 de março de 2011

Reflexão sobre as roupas de pele

O mercado de peles de animais é um dos mercados que ainda preocupa muito os ambientalistas, activistas e milhares de pessoas que abraçam essa causa contra o uso de pele de animais.
Os seres humanos não têm o direito de  torturar e matar outras espécies. Não têm o direito de infringir, desnecessariamente, dor e sofrimento aos animais.
O uso de peles de animais era, há milhares de anos, uma necessidade para garantir a sobrevivência de cada um. Hoje essa prática é por luxo e cómodo, é completamente desnecessária.
Muitas pessoas ainda desinformadas em relação ao processo cruel e duro que os animais são submetidos continuam a usar casacos e outro tipo de acessórios de pele. Outras, mesmo conscientes disso, usam peles de animais que, muitas vezes, é pela vaidade.
É possível protegermo-nos do frio e andarmos elegantes sem que seja necessário matar animais.
No Inverno toda a gente gosta de andar com roupas confortáveis e quentes. Com a evolução na tecnologia têxtil, nos dias de hoje, temos no mercado inúmeras escolhas de tecidos muito semelhantes às peles e couro de animais. Para quê fazer sofrer os pobres animais se estão disponíveis imensos tecidos que podem substituir as peles? Para além disso o tecido sintético tem uma maior durabilidade e um preço mais acessível, já para não falar do bem que estamos a fazer ao meio ambiente. Temos todos nós de nos capacitar que a pele de origem animal resulta de uma industria cruel e injustificável.

Industria de extracção de peles

Os animais passam a sua vida dentro de minúsculas gaiolas sem condições nenhumas.
Devido a essas mesmas más condições, os animais adquirem comportamentos como bater a cabeça nas grades e o canibalismo.
A dieta artificial que lhes é atribuída é causadora de problemas digestivos. Lesões e deformações nas patas devem-se à posição que são obrigados a estar. Para agravar a situação, os animais quando expostos ao ar livre sofrem com as variações climáticas. O alto nível de stress é responsável por 20% da morte de animais.

Para a extracção de peles, os animais são asfixiados, envenenados, electrocutados ou estrangulados. Em alguns locais, para que a pele fique intacta, cortam a língua do animal deixando-o sangrar até à morte.
Pelo menos 5 milhões de animais como cães, gatos, pássaros e até mesmo animais em via de extinção são mutilados e mortos nas armadilhas.

Afirmações como: O couro sintético é de baixa qualidade e a produção de couro polui menos que a produção de sintéticos, são falsas.
Muitas indústrias de calçados reconhecidas mundialmente pela qualidade de seus produtos têm linhas de calçados e acessórios feitos com couro sintético. São exemplos a Nike, Puma, Timberland e Diesel. 
Relativamente à produção que polui mais é, sem dúvida, a de peles de animais. As peles de animais são tratadas com substâncias químicas altamente tóxicas, que são despejadas em terras aráveis e rios. Segundo um estudo da Ford Motor, a produção de um casaco de peles de animais gera grande desperdício de energia em comparação com a confecção de um casaco de pele sintética: gasta-se três vezes mais quando o animal é pego em armadilha e quarenta vezes mais se o animal é criado em cativeiro.

Não uses pele verdadeira, opta pela sintética e farás toda a diferença!


Postado por:
Beatriz Barros

Sem comentários:

Enviar um comentário