terça-feira, 1 de março de 2011

Não use cosméticos testados em animais

Para termos uma pele mais macia, menos rugas, umas pestanas invejáveis e parecidas com as estrelas de cinema, milhares de animais são submetidos à tortura e a um sofrimento indescritível.
Imagina que os teus olhos e a tua pele serviam para testar químicos que provocam ardor, queimaduras, dor e feridas; imagina-te indefeso a mãos de pessoas que te provocavam um sofrimento deliberado, apenas para saberem se podiam usar um creme hidratante, e ...... imagina que essa violência nem sequer tinha razão de ser, porque a tua pele era diferente e reagia de modo diferente, não dando qualquer garantia de segurança para os produtos que fossem testados em ti.
A maior parte das grandes empresas de cosméticos e artigos de higiene pessoal testam os seus produtos em animais. Todos os dias usamos produtos como dentífricos, champôs, desodorizantes, sabonetes, artigos de beleza, produtos de limpeza para uso doméstico, produtos químicos que compõem as tintas, amoníacos, sprays, etc., que foram pagos com o sofrimento de milhares de animais.
O método "Draize" é um dos mais utilizados e consiste na aplicação directa dos produtos nos olhos de animais conscientes, para saber se são nocivos, ou não, ao homem. Não é dada anestesia nem nenhuma forma de aliviar a dor, porque poderia interferir nos resultados dos testes. No entanto, a cultura de células artificiais consegue prever estes resultados, uma vez que estes se dão a nível celular. Assim, este método, além de ser inútil, é extremamente cruel, causando um grande sofrimento nos  animais, acabando frequentemente por ficaram cegos.
Outros métodos utilizados incluem: a aplicação de produtos químicos na pele rapada dos animais e a ingestão de produtos altamente tóxicos. Este método designa-se por "Teste de Dose Letal". Consiste na determinação da dose de produto que é necessária para matar uma percentagem de animais forçados a ingeri-lo. Existem muitas maneiras e mais precisas de nos assegurarmos de que os produtos que utilizamos são inócuos. Devido à pressão dos consumidores, que cada vez em maior número se recusam a comprar produtos testados em animais, um número crescente de empresas (como é o caso da marca Gillette) está a substituir os animais por tubos de ensaio, programas de computador, voluntários humanos, pele humana artificial, produtos naturais e inofensivos e outros métodos que asseguram que os seus produtos não são nocivos às pessoas.”

A verdade é só uma: os animais não usam perfume,
não se pintam nem usam batom ou rímel,
não têm preocupações com envelhecimento,
não usam cremes, champôs ou desodorizantes,
então, por que razão têm eles de sofrer e morrer pela vaidade humana?

Postado por: Ana Rita Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário