terça-feira, 22 de março de 2011

Razões para a proibição do uso de animais em circo:

  • os animais de circo sofrem uma vida inteira de maus-tratos. Estes não incluem apenas as formas desumanas de treino (em sua maioria com o uso de choques, chicotes ou bastões pontiagudos), mas também os espectáculos em si, onde os animais, por sofrerem agressões para um suposto aprendizado, se comportam como nunca se comportariam na natureza, apenas por um capricho do ser humano. Além disso, passam suas vidas em espaços muito pequenos e em constante transporte, circunstâncias que causam alto grau de stress  aos animais. E, para piorar a situação, muitas vezes não têm à disposição alimento de qualidade ou em quantidade suficiente.
  • os animais de circo expõem as pessoas a muitos riscos. Não é possível prever como um animal estressado irá reagir em uma determinada situação. Além disso, muitas vezes permanecem em instalações inadequadas e frágeis, expondo os funcionários do circo e a população em geral. Vários acidentes já foram documentados inúmeras vezes pela mídia, como o caso do menino de seis anos que, no ano de 2000, em Pernambuco, foi devorado por leões que não comiam há vários dias e estavam em local inseguro.
  • os animais de circo podem transmitir doenças aos seres humanos, visto que não existe vacinação eficiente para os animais selvagens.
  • os animais de circo estimulam o tráfico de animais selvagens ao redor do mundo, prática reconhecidamente cruel e criminosa.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Reflexão sobre as roupas de pele

O mercado de peles de animais é um dos mercados que ainda preocupa muito os ambientalistas, activistas e milhares de pessoas que abraçam essa causa contra o uso de pele de animais.
Os seres humanos não têm o direito de  torturar e matar outras espécies. Não têm o direito de infringir, desnecessariamente, dor e sofrimento aos animais.
O uso de peles de animais era, há milhares de anos, uma necessidade para garantir a sobrevivência de cada um. Hoje essa prática é por luxo e cómodo, é completamente desnecessária.
Muitas pessoas ainda desinformadas em relação ao processo cruel e duro que os animais são submetidos continuam a usar casacos e outro tipo de acessórios de pele. Outras, mesmo conscientes disso, usam peles de animais que, muitas vezes, é pela vaidade.
É possível protegermo-nos do frio e andarmos elegantes sem que seja necessário matar animais.
No Inverno toda a gente gosta de andar com roupas confortáveis e quentes. Com a evolução na tecnologia têxtil, nos dias de hoje, temos no mercado inúmeras escolhas de tecidos muito semelhantes às peles e couro de animais. Para quê fazer sofrer os pobres animais se estão disponíveis imensos tecidos que podem substituir as peles? Para além disso o tecido sintético tem uma maior durabilidade e um preço mais acessível, já para não falar do bem que estamos a fazer ao meio ambiente. Temos todos nós de nos capacitar que a pele de origem animal resulta de uma industria cruel e injustificável.

Industria de extracção de peles

Os animais passam a sua vida dentro de minúsculas gaiolas sem condições nenhumas.
Devido a essas mesmas más condições, os animais adquirem comportamentos como bater a cabeça nas grades e o canibalismo.
A dieta artificial que lhes é atribuída é causadora de problemas digestivos. Lesões e deformações nas patas devem-se à posição que são obrigados a estar. Para agravar a situação, os animais quando expostos ao ar livre sofrem com as variações climáticas. O alto nível de stress é responsável por 20% da morte de animais.

Para a extracção de peles, os animais são asfixiados, envenenados, electrocutados ou estrangulados. Em alguns locais, para que a pele fique intacta, cortam a língua do animal deixando-o sangrar até à morte.
Pelo menos 5 milhões de animais como cães, gatos, pássaros e até mesmo animais em via de extinção são mutilados e mortos nas armadilhas.

Afirmações como: O couro sintético é de baixa qualidade e a produção de couro polui menos que a produção de sintéticos, são falsas.
Muitas indústrias de calçados reconhecidas mundialmente pela qualidade de seus produtos têm linhas de calçados e acessórios feitos com couro sintético. São exemplos a Nike, Puma, Timberland e Diesel. 
Relativamente à produção que polui mais é, sem dúvida, a de peles de animais. As peles de animais são tratadas com substâncias químicas altamente tóxicas, que são despejadas em terras aráveis e rios. Segundo um estudo da Ford Motor, a produção de um casaco de peles de animais gera grande desperdício de energia em comparação com a confecção de um casaco de pele sintética: gasta-se três vezes mais quando o animal é pego em armadilha e quarenta vezes mais se o animal é criado em cativeiro.

Não uses pele verdadeira, opta pela sintética e farás toda a diferença!


Postado por:
Beatriz Barros

terça-feira, 1 de março de 2011

Não use cosméticos testados em animais

Para termos uma pele mais macia, menos rugas, umas pestanas invejáveis e parecidas com as estrelas de cinema, milhares de animais são submetidos à tortura e a um sofrimento indescritível.
Imagina que os teus olhos e a tua pele serviam para testar químicos que provocam ardor, queimaduras, dor e feridas; imagina-te indefeso a mãos de pessoas que te provocavam um sofrimento deliberado, apenas para saberem se podiam usar um creme hidratante, e ...... imagina que essa violência nem sequer tinha razão de ser, porque a tua pele era diferente e reagia de modo diferente, não dando qualquer garantia de segurança para os produtos que fossem testados em ti.
A maior parte das grandes empresas de cosméticos e artigos de higiene pessoal testam os seus produtos em animais. Todos os dias usamos produtos como dentífricos, champôs, desodorizantes, sabonetes, artigos de beleza, produtos de limpeza para uso doméstico, produtos químicos que compõem as tintas, amoníacos, sprays, etc., que foram pagos com o sofrimento de milhares de animais.
O método "Draize" é um dos mais utilizados e consiste na aplicação directa dos produtos nos olhos de animais conscientes, para saber se são nocivos, ou não, ao homem. Não é dada anestesia nem nenhuma forma de aliviar a dor, porque poderia interferir nos resultados dos testes. No entanto, a cultura de células artificiais consegue prever estes resultados, uma vez que estes se dão a nível celular. Assim, este método, além de ser inútil, é extremamente cruel, causando um grande sofrimento nos  animais, acabando frequentemente por ficaram cegos.
Outros métodos utilizados incluem: a aplicação de produtos químicos na pele rapada dos animais e a ingestão de produtos altamente tóxicos. Este método designa-se por "Teste de Dose Letal". Consiste na determinação da dose de produto que é necessária para matar uma percentagem de animais forçados a ingeri-lo. Existem muitas maneiras e mais precisas de nos assegurarmos de que os produtos que utilizamos são inócuos. Devido à pressão dos consumidores, que cada vez em maior número se recusam a comprar produtos testados em animais, um número crescente de empresas (como é o caso da marca Gillette) está a substituir os animais por tubos de ensaio, programas de computador, voluntários humanos, pele humana artificial, produtos naturais e inofensivos e outros métodos que asseguram que os seus produtos não são nocivos às pessoas.”

A verdade é só uma: os animais não usam perfume,
não se pintam nem usam batom ou rímel,
não têm preocupações com envelhecimento,
não usam cremes, champôs ou desodorizantes,
então, por que razão têm eles de sofrer e morrer pela vaidade humana?

Postado por: Ana Rita Ferreira